O MERCADO DO CANADÁ 2021

PARTE 5 - CONCLUSÕES DO ESTUDO

Ottawa, CA
4:18 am, August 30, 2025
12°
Wind: 15 Km/h
Pressure: 1015 mb
Visibility: 10 km

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

1. A localização estratégica dos Açores entre os continentes europeu e americano fazem com que a região tenha uma vantagem considerável face às outras regiões portuguesas. Daí a quota de turistas canadianos – a par dos turistas dos EUA – ser a mais alta que os Açores apresentam quando comparado com as restantes regiões de Portugal. O mercado canadiano mostra também muito potencial em termos de gastos em viagens estrangeiras e concentração de pesquisas em destinos além-fronteiras, sendo o nosso país o 13º mais pesquisado pelos turistas canadianos.

2. É em casal que os turistas canadianos afirmam partir normalmente para as suas viagens, sendo as famílias com filhos e viagens a solo as duas outras alternativas mais referidas pelos viajantes frequentes canadianos. As viagens curtas são as menos desejadas pelos canadianos, sendo que de uma a duas semanas é o tempo médios das viagens, havendo, no entanto, bastantes viagens até um mês ou de mais de um mês de duração. Toronto, Montreal, Edmonton, Calgary e Ottawa estão entre os principais mercados emissores de turistas num país que tem os EUA como principal destino e o México como destino mais pesquisado.

3. O turista canadiano vê como principais motivações para viajar o Sol e Praia, História e Cultura e Natureza e Aventura, reforçando este perfil com uma tendência para pesquisar em motores de busca destinos que ofereçam praias e maravilhas naturais na sua oferta turística, sendo este último ativo o que mais cresceu em termos de volume de pesquisa no último ano. É nos motores de busca que o turista Canadiano mais procura inspiração para viajar, sendo que as recomendações de família e amigos também ocupam um lugar significativo no topo das fontes de inspiração para os potenciais turistas canadianos. No que diz respeito às marcações de viagens, os turistas do Canadá têm um perfil muito direcionado para o online com os websites de reservas e as marcações diretas nos sites de hotéis e companhias aéreas a serem os mais importantes para este mercado.

4. Ao contrário da grande tendência verificada nos principais mercados, o Canadá apresenta um perfil de sazonalidade em que as viagens apresentam um padrão muito mais equilibrado ao longo do ano do que as pesquisas, sem que se registem “picos” de viagens sazonais. As pesquisas por sua vez concentram-se nos meses de Janeiro e Dezembro, atingindo valores muito abaixo da média nos meses de Abril, Maio e Junho. Este dado pode ser explicado pelos fenómenos chamados “snow birds”, os turistas canadianos que preferem viajar durante os meses de inverno para destinos mais quentes para evitar os períodos mais frios que se fazem sentir um pouco por todo o Canadá. Com muitos feriados que coincidem com a sexta-feira e segunda-feira em 2021 e férias escolares extensas, há uma clara oportunidade para captação de turistas canadianos para viagens de curta e média duração para os Açores. Recomendamos a consulta da tabela 20 deste relatório para aceder a estas datas-chave.

5. Entre os viajantes frequentes do mercado canadiano, percebemos que a pandemia teve um impacto significativo, com cerca de 45% da amostra a revelar que a Covid-19 trouxe um efeito negativo, seja por diminuição de rendimentos ou por perda de emprego. Este facto faz com que cerca da mesma percentagem de turistas afirme que não tem qualquer intenção em fazer férias em 2021 devido a questões relacionadas com a pandemia e os que afirmam querer viajar dizem que dependerá do sucesso do processo de vacinação ou mesmo da sua própria vacina. Entre os que consideram viajar, o Canadá ou outro país no continente americano são os destinos mais prováveis, sendo a europa a 3ª opção mais votada. Os destinos com acesso a equipamentos de saúde de qualidade reconhecida, os destinos com menos gente e ligados à natureza são neste momento os que reúnem melhores condições para atrair o turista do Canadá. Na versão online deste estudo estão disponíveis todos os dados relativos ao impacto da pandemia no Canadá em tempo real.

6. Apesar da percentagem de turistas canadianos que nunca ouviram falar nos Açores ser muito superior aos que admitem não conhecer Portugal, a diferença entre os que conhecem bem o arquipélago e o país como um todo não é muito significativa. Com a exceção da Segurança, os Açores conseguem pontuar acima das perceções de Portugal. Na mente dos turistas canadianos, os Açores são superiores na oferta de clima, na sustentabilidade do destino, na oferta turística no geral e tiveram uma melhor prestação na resposta à pandemia.

7. Tal como se verifica em grande parte dos principais mercados para os Açores, o “Sol e Praia” é o ativo mais associado com o arquipélago. No entanto, o restante Top 5 de associações reflete o lado mais forte da oferta açoriana, com Natureza e Aventura, Atividades Náuticas, História e Cultura e o Whale Watching, refletindo o reconhecimento dos turistas canadianos do legado histórico açoriano e das suas grandes valências ligadas ao mar e à natureza. Depois de confrontados com uma apresentação, explicação e imagens do destino, grande parte dos viajantes frequentes admite visitar os Açores num futuro próximo, sendo que praticamente metade da amostra afirma visitar o destino em exclusivo e não como parte de uma viagem multi-destinos. Uma boa notícia neste mercado é a disponibilidade para fazer escalas, apenas 10% afirmou não estar disponíveis para visitar o arquipélago se for necessário fazer um “stopover”.

8. Uma comparação entre os custos que um canadiano teria na capital do seu país, em Ponta Delgada e em Washington DC (capital do destino mais visitado), é inegável que os Açores conseguem oferecer uma experiência muito menos dispendiosa para os bolsos dos turistas provenientes do Canadá. Um argumento de “better value for money” (ou excelente relação custo-benefício) pode ser um argumento importante na hora de decisão em relação a uma visita aos Açores. Mesmo que 15 em cada 100 viajantes frequentes deste mercado esperem pagar preços low-cost (-200€) pela sua passagem para os Açores, a maior parte dos canadianos afirmam estar disponíveis a pagar uma quantia média ou elevada pelo voo, com mais de um quarto a afirmar que pagaria um valor acima dos 501€.

9. Lisboa, Algarve, Norte e depois Açores, esta é a atual distribuição de dormidas por Região Portuguesa por parte dos turistas que nos visitam a partir do Canadá. No entanto, devido aos elevados rácios de pesquisas por dormida e por visita, é possível afirmar que há espaço para criar uma maior conversão, potencialmente através no foco em atividades que já estão a ser muito procuradas pelos canadianos como Mergulho, Caminhadas e – assim que possível – a reativação dos cruzeiros.

10. Apesar da excelente prestação do “visitazores” na presença na listagem de resultados que aparecem ao turista canadiano quando procura o destino, é essencial acompanhar os conteúdos que estão a ser apresentados no “tripadvisor”, “pinterest”, “expedia”, “youtube” e mesmo no “azoresgateways”. Garantir que os conteúdos, imagens e vídeos estão atualizados e transmitem uma imagem positiva é um dos pontos mais importantes neste impacto no turista canadiano que procura os Açores nos motores de busca.

Canadá