O MERCADO SUIÇO 2021
PARTE 1 - CARACTERÍSTICAS GERAIS

APRESENTAÇÃO
A Suíça é um dos países mais ricos do mundo relativamente ao PIB per capita calculado em 75 835 dólares americanos em 2011. Zurique e Genebra foram classificadas como as cidades com melhor qualidade de vida no mundo, estando em segundo e terceiro lugar respetivamente e a Suíça como o melhor país para nascer em 2013.
A Confederação Suíça tem uma longa história de neutralidade, não estando em estado de guerra internacionalmente desde 1815. O país é sede de muitas organizações internacionais como o Fórum Económico Mundial, a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio, a União Postal Universal, a Organização Internacional para Padronização e do segundo maior Escritório das Nações Unidas. Em nível europeu, foi um dos fundadores da Associação Europeia de Comércio Livre e é parte integrante do Acordo de Schengen. Em termos desportivos, o COI, a FIFA, a UEFA, a FIBA e a FIVB possuem as suas sedes localizadas no território suíço.
A Suíça é constituída por quatro principais regiões linguísticas e culturais: alemão, francês, italiano e romanche. Consequentemente, os suíços não formam uma nação no sentido de uma identidade comum étnica ou linguística. O forte sentimento de pertencer ao país é fundado sobre o histórico comum, valores partilhados (federalismo, democracia direta e neutralidade) e pelo simbolismo Alpino. A criação da Confederação Suíça é tradicionalmente datada a 1 de agosto de 1291.
ECONOMIA DO MERCADO
A economia da Suíça é uma próspera e estável economia de mercado, com um Produto Interno Bruto per capita maior do que o das grandes economias da Europa ocidental. A sua economia beneficia de um setor de serviços altamente desenvolvido, liderado pelos serviços financeiros e de uma indústria especializada de alta tecnologia.
A Suíça é membro da Associação Europeia de Livre Comércio, mas não faz parte da União Europeia. Nos últimos anos, os suíços têm procurado ajustar as suas práticas económicas às da UE, embora o país não pretenda ser membro pleno da UE a curto prazo. Berna e Bruxelas assinaram acordos de liberalização comercial em 1999. Estão igualmente a ser discutidas outras áreas de cooperação. O país é o primeiro no ranking de competitividade do Fórum Económico Mundial.
A economia suíça é uma das mais competitivas do mundo, principalmente graças ao setor de serviços. Comparando ao nível internacional, a dívida pública suíça é relativamente baixa. Além disso, a Suíça dispõe de um sistema tributário competitivo. Composta principalmente por pequenas e médias empresas, a economia suíça é baseada na exportação.
A redução das despesas permitiu atingir o nível relativamente baixo da dívida pública que temos hoje. Graças aos esforços nesse sentido, a Confederação encerra as contas públicas com um superávit. O regime fiscal permite que as pessoas jurídicas se beneficiem de uma carga tributária relativamente baixa, o que torna a Suíça um país atraente para empresas, como demonstra a presença de inúmeras empresas multinacionais instaladas no país.
Contudo, a economia suíça é constituída principalmente por pequenas e médias empresas, conhecidas como PME’s. Muitas delas são orientadas para a exportação, o que explica por que a Suíça encerra regularmente as suas contas públicas com um superávit comercial.
FACTOS GERAIS
26
CANTÕES
INDEPENDENTES
Sistema federal, constituído por 26 estados com autonomia própria.
11
MILHÕES DE
TURISTAS INTERNACIONAIS
Duplicando os 6 milhões conquistados em 2003.
8
MILHÕES
DE HABITANTES
Destes cerca de 11,4 milhões habitam em Zurique e 430 mil em Berna.
39997
KM2
TERRITÓRIO ATUAL
Faz fronteira com a França a Oeste, a Alemanha a Norte, a Áustria e o Liechtenstein a Leste e com a Itália a Sul.
Localização: Europa Central, Leste da França, Norte de Itália.
Área:
Total: 41.277 km².
Terreno: 39.997 km².
Água: 1.280 km².
Limites de território:
Total: 1.770 km.
Países Fronteiriços (5): Áustria 158 km, França 525 km, Itália 698 km, Liechtenstein 41 km, Alemanha 348 km.
Clima: Temperado, mas varia com a altitude; Invernos frios, Nublados, Chuvosos / com Neve; Verões frios a quentes, Nublados e Húmidos com Aguaceiros ocasionais.
Uso da terra:
Terras agrícolas: 38,7% (2011 est.)
Terra arável: 10,2% (2011 est.)
Culturas permanentes: 0,6% (2011 est.)
Pastagem permanente: 27,9% (2011 est.)
Floresta: 31,5% (2011 est.)
Outros: 29,8% (2011 est.)
Distribuição populacional: A distribuição da população corresponde à elevação com as áreas norte e oeste muito mais densamente povoadas; os Alpes mais altos do assentamento limite sul.
População: 8.453.550 (julho de 2021 est.).
Grupos étnicos:
Suíço 69,5%, Alemão 4,2%, Italiano 3,2%, Português 2,6%, Francês 2%, Kosovo 1,1%, Outros 17,3%, Não especificado 0,1% (2018 est.).
Nota: os dados representam a população residente permanente e não permanente por país de nascimento.
Línguas Oficiais:
Alemão (ou alemão suíço) (oficial) 62,6%, Francês (oficial) 22,9%, Italiano (oficial) 8,2%, Inglês 5,4%, Português 3,7%, Albanês 3,2%, Servo-Croata 2,5%, Espanhol 2,4%, Romanche ( oficial) 0,5%, Outros 7,7% (est. 2017).
Nota: Alemão, Francês, Italiano e Romanche são todos os idiomas nacionais e oficiais; as ações somam mais de 100% porque alguns entrevistados deram mais de uma resposta.
Religiões: Católico romano 35,9%, Protestante 23,8%, outros Cristãos 5,9%, Muçulmanos 5,4%, Judeus 0,3%, Outros 1,4%, Nenhum 26%, Não especificado 1,4% (2017 est.).
Urbanização:
População urbana: 73,9% da população total (2020).
Taxa de urbanização: taxa de mudança anual de 0,88% (est. 2015-20).
Principais áreas urbanas População: 1.395 milhões Zurique, 430.000 Berna (capital) (2020).
Expectativa de vida no nascimento:
População total: 83,03 anos.
Masculino: 80,71 anos.
Feminino: 85,49 anos (2021 est.).
CURIOSIDADES
1. A Suíça tem a segunda maior esperança média de vida do mundo: 83,4 anos. Fica atrás do Japão!
2. Os suíços têm mais armas por habitante do que os iraquianos. Mesmo assim, tem um número muito baixo de morte causada por tiros – metade que o os Estados Unidos. De facto, o país tem uma das menores taxas de criminalidade entre todos os países desenvolvidos.
3. O túnel mais longo do mundo tem 57 quilómetros de comprimento, vai da Suíça à Itália sob os Alpes. A sua construção levou 17 anos.
4. A Suíça tornou-se parte das Nações Unidas em 2002.
5. Em 2017, a Suíça tornou-se o primeiro país europeu a permitir a venda de alimentos à base de insetos para humanos.
6. A Suíça é o maior exportador de chocolate do mundo: 18 de suas companhias produziram um total de 172.376 toneladas de chocolate em 2012. E a sua população come mais chocolate do qualquer outra.
7. A Suíça tem uma bandeira nacional quadrada. Só existem duas no mundo assim, a dela e a do Vaticano.
8. A Suíça é um dos poucos países do mundo onde o suicídio assistido é legal, juntamente com Bélgica, Holanda e os estados de Oregon, Washington e Montana nos EUA.
9. Os estrangeiros representam 23% da população suíça.
10. As mulheres suíças estão entre as grávidas mais velhas da Europa. A média da idade para ter o primeiro filho é de 29, 5 anos.
11. A Suíça é um dos melhores lugares do mundo para ser professor. A média salarial em 2014 era de US$ 68.000 por ano.
12. O governo suíço criou um programa para obrigar todos os cidadãos a criarem um abrigo anti-bomba. Graças ao mesmo, a Suíça é um dos únicos países a ter praticamente abrigo para todos os seus habitantes.
13. A primeira pessoa do mundo a ganhar um Nobel da Paz foi um suíço, em 1901. Jean-Henri Dunant e, fundou o Comité Internacional da Cruz Vermelha.
14. A Suíça não tem um presidente fixo. O País tem um conselho formado por sete membros que se alternam em cada ano como presidente da república.
15. Charles Chaplin passou os últimos 25 anos da sua vida na Suíça e foi enterrado no país.
16. A Suíça tem uma “Festa Anti-Power Point” contra o software da Microsoft usado em apresentações profissionais.
17. Na Suíça é comum fazer caminhadas nu ao ar livre. Várias áreas, inclusive, possuem seções de nudismo chamadas de “Cultura do Corpo Livre”.
18. O famoso queijo suíço Gruyère tem 75 aromas alpinos diferentes, incluindo baunilha, orquídea, violeta, castanha, hortelã, madeira e avelã. Dois terços da produção do queijo são comidos pela própria população suíça.
19. A empresa Rolex inventou o primeiro relógio à prova d’água na Suíça em 1927.
20. Na Suíça é proibido ter apenas um porquinho da Índia como bichinho de estimação, porque o animal tem tendência à solidão. Mas no país ainda é legal comer carne de cão e gatos.