O MERCADO ALEMÃO 2021
PARTE 5 - CONCLUSÕES DO ESTUDO

PRINCIPAIS CONCLUSÕES
1. A Alemanha é um mercado muitas vezes associado à procura de destinos onde a Natureza seja um dos grandes chamativos, não sendo por isso surpreendente que este seja o segundo país de origem que mais visitou os Açores ao longo dos últimos anos. Este é o mercado em que o volume de viagens domésticas e internacionais é mais aproximado e um dos que apresenta maior potencial para regressar às viagens num período pós-covid, sendo por isso de extrema importância para os Açores. Portugal não figura no top de países mais visitados e é apenas o 14º mas pesquisado.
2. Num mercado em que o grande volume de viagens se concentra no período “Até duas semanas”, são as famílias com filhos e os casais, seguidos dos grupos de amigos sem filhos os que mais viajam. Berlim, Colónia, Frankfurt, Hamburgo e Munique são as cidades que mais pesquisam destinos internacionais, sendo Áustria, Itália e Espanha os países mais visitados. No que diz respeito à procura proativa, é sobre os vizinhos Países Baixos, Áustria e Dinamarca que recaem a maior parte das pesquisas, sendo – a par da Suíça – também os países que mais cresceram em termos de volume de pesquisas entre 2019 e 2020.
3. O perfil do mercado alemão – no que toca às motivações que levam os turistas a escolher um destino específico – prende-se muito com a oferta de Sol e Praia, Natureza e Aventura, City Break e História e Cultura, sendo que temas como Spa e Bem-estar ganham alguma relevância neste mercado. No que diz respeito às pesquisas online realizadas por este mercado vemos o destaque de temas como campismo, esquiar e pesca e o grande crescimento de temas como maravilhas naturais. As pesquisas em motores de busca continuam a ser a maior fonte de inspiração para este mercado, sendo a grande maioria das férias marcadas pelos turistas alemães feitas com recurso a websites de reservas.
4. O turista alemão apresenta um padrão de pesquisas com picos em Janeiro e Julho, sendo que as visitas efetivas a destinos estrangeiros tendem a ocorrer no período de Março a Novembro com um ligeiro destaque nos meses de Julho e Agosto, mostrando que com a exceção dos meses de inverno, o turista alemão se mostra bastante disponível para viajar em qualquer altura do ano. Os picos de pesquisas no início do ano e no meio do verão indicam que há uma tendência para que as pesquisas ocorram alguns meses antes da realização das viagens e também nos dias que antecedem a viagem efetiva. No ano de 2021, esta tendência pode ser parcialmente revertida, uma vez que o período de Setembro a Dezembro parece ser uma possibilidade para alguns dos viajantes alemães frequentes entrevistados no âmbito deste projeto. Este relatório contém uma tabela atualizada para 2021 dos feriados alemães ao longo do ano, bem como das férias escolares, sendo assim possível aproveitar alguns momentos-chave neste ano em que seja possível captar turistas alemães para visitar o território dos Açores.
5. Apenas 37% dos entrevistados alemães revelaram que a pandemia teve um impacto negativo nos seus rendimentos, sendo este um número bastante abaixo da média nos mercados prioritários para os Açores. Um terço dos turistas alemães que viajam em lazer com frequência afirmou que não o faria em 2021, grande parte devido a questões relacionadas com a Covid-19 e alguns por questões financeiras ou limitações de tempo, sendo que entre aqueles assumem viajar este ano, há uma grande preocupação com os processos de vacinação. A Europa assume-se como o destino mais provável para estes viajantes – consideravelmente acima das viagens internas na Alemanha - sendo que a existência de equipamentos de saúde de qualidade é um dos requisitos mais mencionados. O acompanhamento da situação pandémica na Alemanha pode ser feito através das tabelas dinâmicas no capítulo “Impacto da Pandemia”.
6. Grande parte do mercado alemão afirma ter um conhecimento limitado, quer de Portugal como um todo, quer da região dos Açores. Apesar de haver uma melhor avaliação de Portugal do que dos Açores de um ponto de vista geral, em termos de Clima e de Segurança, os turistas alemães vêm a Região Autónoma como mais favorável em relação ao resto do país, sendo que em questões de sustentabilidade e nos esforços feitos no combate aos impactos da pandemia, o turista alemão atribui aos Açores e a Portugal uma pontuação muito semelhante.
7. Entre as principais associações que os turistas provenientes da Alemanha fazem com os Açores destacam-se Sol e Praia, Natureza e Aventura, Atividades Náuticas, Spa e Bem-estar e Whale Watching, sendo que Atividades Familiares, Cruzeiros e City Break obtêm também muitas referências por parte dos viajantes frequentes deste mercado. A grande maioria destes turistas diz considerar visitar os Açores num futuro próximo, depois da leitura de uma apresentação do destino, sendo que apenas 15% afirmou que visitar o arquipélago não é uma prioridade. No entanto, cerca de um quinto dos entrevistados afirmou que se fosse necessário fazer uma ou mais escalas, facilmente perderiam o interesse em visitar os Açores.
8. Uma experiência nos Açores seria sempre maioritariamente mais económica do que uma experiência interna na Alemanha ou no seu principal destino Espanha, sendo que esta diferença não é tão evidente e vantajosa como noutros mercados-alvo dos Açores. No entanto, a Alemanha é um país próspero e um dos maiores mercados emissores de turistas no mundo com orçamentos de férias consideráveis. Em termos de compra de passagens aéreas para os Açores – por exemplo – apenas 4% esperaria pagar abaixo dos 100€ pelo bilhete, demonstrando que há capacidade e vontade de investir valores mais alinhados com os praticados do que em outros mercados-alvo.
9. Mesmo estando longe dos números registados pelo Algarve e pela Madeira – que muito dependem dos turistas alemães – e mesmo das regiões de Lisboa e do Norte de Portugal, os Açores conseguem já atrair 5% das dormidas dos turistas alemães que visitam Portugal. Este é um turista que já tem tradição de visita ao nosso país, que tem rácios muito altos (procura mais do que visita efetivamente) e tem um perfil muito marcado pelo mar e pela natureza, todas estas razões são grandes vantagens na hora de promover Açores face a este mercado.
10. Num mercado em que o “tripadvisor”, “alamy” e “youtube” tendem a dominar nos resultados com que os alemães são confrontados nos motores de busca quando pesquisam os Açores num contexto turístico, é importante continuar a reforçar os materiais e as mensagens promovidas pelo “visitazores” (que são já bastante positivos em muitos dos temas). É importante também monitorizar outras plataformas para além do “visitazores” que estão em crescente popularidade no mercado alemão como “azoren”, “azoren-online”, “vista-verde-azores”, “azoren-blog”, “exploreterceira” e “ferienhaus-portugal”.