O MERCADO DO REINO UNIDO 2021

PARTE 1 - CARACTERÍSTICAS GERAIS

Londres, GB
9:18 am, August 30, 2025
17°
Wind: 13 Km/h
Pressure: 1004 mb
Visibility: 10 km

APRESENTAÇÃO

O Reino Unido é uma união política de quatro "países constituintes": Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. O governo é regido por um sistema parlamentar, cuja sede está localizada na cidade de Londres, a capital, e por uma monarquia constitucional que tem a rainha Isabel II como a chefe de Estado. As dependências da Coroa das Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas) e a Ilha de Man (formalmente possessões da Coroa), não fazem parte do Reino Unido, mas formam uma confederação com ele.

Historicamente, tem catorze territórios ultramarinos, todos os remanescentes do Império Britânico, que no seu auge possuía quase um quarto da superfície da Terra, fazendo desse o maior império da história. Como resultado da era imperial, a influência britânica no mundo pode ser vista no idioma, na cultura e nos sistemas judiciários de muitas das suas antigas colónias, como o Canadá, a Austrália, a Índia e os Estados Unidos. A rainha Isabel II permanece como a chefe da Comunidade das Nações (Commonwealth) e chefe de Estado de cada uma das monarquias na Commonwealth.

O Reino Unido foi o primeiro país industrializado do mundo e a principal potência mundial durante o século XIX e o começo do século XX, mas o custo económico de duas guerras mundiais e o declínio do seu império na segunda metade do século XX reduziu o seu papel de líder nos temas mundiais. O Reino Unido, no entanto, permaneceu sendo uma potência importante com forte influência económica, cultural, militar e política, sendo uma potência nuclear, com o terceiro ou quarto maior gasto militar do mundo. Tem um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e é membro do G8, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Comunidade das Nações. O Reino Unido foi um membro da União Europeia até 31de janeiro de 2020.

ECONOMIA DO MERCADO

A economia britânica, a sexta maior do mundo, vem desacelerando desde o Referendo relativo ao Brexit em 2016 e contraiu no segundo trimestre de 2019. Em 2019, o PIB do Reino Unido cresceu cerca de 1,4%, comparado aos 1,3% em 2018 (FMI). De acordo com as previsões do FMI de 14 de abril de 2020, devido ao surto do COVID-19, espera-se que o crescimento se caia para -6,5% em 2020 e cresça para 4% em 2021, sujeito à recuperação económica global pós-pandemia, à conclusão de um amplo acordo de livre comércio (TLC) com a UE e a um período de transição suave após o Brexit.

A economia do país está impactada devido às incertezas em torno das negociações do Brexit e diante das expectativas de custos comerciais mais elevados. O crescimento potencial também desacelerou devido a lenta acumulação de capital, declínio na migração líquida da União Europeia (UE) e baixa produtividade persistente. De acordo com o FMI, reverter para as regras comerciais da OMC, mesmo de maneira ordenada, levaria a perdas de produção de longo prazo para o Reino Unido de cerca de 5% a 8% do PIB, em comparação com um cenário não Brexit.

Apesar do crescimento moderado, a taxa de emprego atingiu níveis históricos. O desemprego é estimado em 3,8% da força de trabalho de acordo com o FM e se espera que cresça para 4,8% e 4,4% em 2020 e 2021, respetivamente. No entanto, a criação de emprego tem sido caracterizada pela insegurança, pelo congelamento salarial e pela expansão do trabalho de meio período. O desemprego ainda está presente entre os jovens e estima-se que uma em cada cinco pessoas com menos de 24 anos esteja desempregada. Os resultados macroeconómicos relativamente sólidos do Reino Unido escondem pontos fracos e situações de desigualdade. Portanto, como apontado pelo FMI, uma das principais prioridades é o fortalecimento do capital humano. Os esforços do governo para investir em infraestrutura, aumentar a oferta de moradias e aumentar a participação feminina na força de trabalho também ajudarão a apoiar um crescimento mais sustentável e inclusivo.

FACTOS GERAIS

4

PAÍSES INTEGRAM
O REINO UNIDO
Inglaterra, País de Gales , Escócia e Irlanda do Norte

300

IDIOMAS FALADOS
1º INGLÊS 2º POLACO
Mais de 250 apenas em Londres, tornando-a na capital mais poliglota do mundo.

66

MILHÕES
DE HABITANTES
Destes cerca de 10 milhões habitam em Londres

243610

KM2
TERRITÓRIO ATUAL
Longe da dimensão dos tempos imperiais, continua a fazer parte do TOP 10 mundial

Localização: Ilhas da Europa Ocidental - incluindo um sexto do Norte da ilha da Irlanda - entre o Oceano Atlântico e o Mar do Norte; Noroeste da França.

Área: Total: 243,610 km².
Terra: 241,930 km².
Água: 1.680 km².
Nota: Inclui Rockall e as Ilhas Shetland, a divisão da área percentual dos quatro países do Reino Unido é: Inglaterra 53%, Escócia 32%, País de Gales 9% e Irlanda do Norte 6%.

Limites de território: Irlanda 443 km Litoral 12.429 km.

Clima: Temperado; moderado pelos ventos dominantes do Sudoeste sobre a corrente do Atlântico Norte; mais de metade dos dias estão nublados.

Uso da terra: Terras agrícolas: 71% (Sendo terra arável 25,1%, culturas permanentes 0,2% e pastagem permanente 45,7%) Floresta: 11,9%; Outros: 17,1%.

Distribuição populacional: O núcleo da população encontra-se em volta de Londres, com grupos significativos encontrados no centro da Grã-Bretanha em torno de Manchester e Liverpool, nas terras baixas escocesas entre Edimburgo e Glasgow, no sul do País de Gales e em torno de Cardiff, e o extremo leste da Irlanda do Norte centrado em Belfast.

População: 66.052.076 (julho de 2021 est.).

Grupos étnicos: Branco 87,2%, negro / africano / caribenho 3%, asiático / asiático britânico: indiano 2,3%, asiático / asiático britânico: paquistanês 1,9%, misto 2%, outro 3,7% (2011 est.).

Línguas Oficiais: Inglês.
Nota as seguintes são línguas regionais reconhecidas: escocês (cerca de 30% da população da Escócia), gaélico escocês (cerca de 60.000 na Escócia), galês (cerca de 20% da população do País de Gales), irlandeses (cerca de 10% da população da Irlanda do Norte), Cornish (cerca de 2.000 a 3.000 em Cornwall) (2012 est.).

Religiões: Cristão (inclui anglicano, católico romano, presbiteriano, metodista) 59,5%, muçulmano 4,4%, hindu 1,3%, outros 2%, não especificado 7,2%, nenhum 25,7% (2011 est.).

Urbanização: População urbana: 83,9% da população total (2017).
Taxa de urbanização: taxa de variação anual de 0,89% (2015-20 est.).

Principais áreas urbanas População: Londres (capital) 9.304 milhões; Manchester 2.730 milhões; Birmingham 1.889 milhões; West Yorkshire; 1.663 milhões Glasgow; Southampton / Portsmouth 928.000; (2020).

Expectativa de vida no nascimento: População total: 81,3 anos.
Masculino: 79,0 anos.
Feminino: 83,7 anos (2021 est.).

CURIOSIDADES

1. A Universidade de Oxford é a instituição de ensino superior mais antiga do Reino Unido, fundada em 1096. Até 1877, os professores da universidade não tinham permissão de se casar.

2. Até 1832, Oxford e Cambridge eram as únicas universidades do país. Não é à toa que estas são as instituições de ensino britânico mais famosos do mundo! Atualmente, há mais de 100 universidades por todo o Reino Unido.

3. Em 2015, a Rainha Elizabeth se tornou a excelência da monarquia a reinar por mais tempo no mundo inteiro. Assumiu o trono em 1953! (Parte da história do reinado da Rainha Elizabeth pode ser acompanhado na série The Crown, da Netflix.)

4. O Castelo de Windsor, construído em 1080, ainda é a residência da família real britânica – a mais antiga e maior residência real do mundo. No entanto, a casa oficial da monarquia (da rainha e do rei) é o famoso Palácio de Buckingham, em Londres.

5. Os casamentos reais são feriados nacionais no Reino Unido. Um dia depois da cerimónia, a população tem uma folga no trabalho.

6. A Margaret Thatcher foi a primeira mulher eleita como primeira-ministra do Reino Unido. Além disso, também foi a pessoa que permaneceu por mais tempo nessa posição.

7. Entre 1066 e 1362, a língua oficial do Reino Unido foi o francês.

8. A moeda oficial nacional, a libra esterlina (GBP), é a mais antiga do mundo ainda em uso, com uma história impressionante de 1.200 anos.

9. Apesar de fazer parte do Reino Unido, a Irlanda do Norte fica em uma ilha a parte dividida com a República da Irlanda, a oeste da Grã-Bretanha.

10. Reino Unido tem apenas 15 parques nacionais, no entanto, representam 8% de todo o território nacional.

11. Além do Stonehenge, ainda há 26 Patrimónios Mundiais no Reino Unido, como a cidade de Bath, o Castelo e a catedral de Durham, as torres de Edimburgo e etc.

12. O Reino Unido tem a 23ª maior população do mundo – há aproximadamente 63.742.000 habitantes no país.

13. Só em Londres, a capital do Reino Unido, há mais de oito milhões de cidadãos que se comunicam em uma língua diferente do inglês. De facto, acredita-se que há mais de 300 línguas faladas na cidade.

14. J.K. Rowling, a autora da série de livros sobre o bruxo Harry Potter, foi a primeira escritora a se tornar bilionária pelas suas obras literárias. Em 2014, seu património líquido total chegou a um bilião de dólares.

15. Todas as pessoas no Reino Unido têm acesso à água potável.

16. A Rainha Elizabeth não tem um passaporte. Todos os passaportes britânicos são emitidos em nome da rainha, portanto, a própria não precisa de um. E já visitou mais de 100 países diferentes!

17. O Reino Unido não tem um dia nacional – embora o aniversário da rainha no dia 21 de abril seja o mais próximo da comemoração de dia nacional.

18. O selo postal foi inventado no Reino Unido em maio de 1840. Continha a imagem da Rainha Victoria.

19. Os Jogos Olímpicos já aconteceram em Londres em três ocasiões: em 1908, 1948 e 2012.

20. A maior biblioteca do mundo encontra-se em King’s Cross, em Londres: a Biblioteca Britânica tem mais de 170 milhões de volumes no seu acervo.

Uk