O MERCADO ESPANHOL 2021
PARTE 1 - CARACTERÍSTICAS GERAIS

APRESENTAÇÃO
O poderoso império mundial de Espanha dos séculos XVI e XVII finalmente cedeu o comando dos mares a Inglaterra. O fracasso subsequente em abraçar as revoluções mercantil e industrial fez com que o país ficasse atrás da Grã-Bretanha, França e Alemanha em poder económico e político. A Espanha permaneceu neutra na Primeira e Segunda Guerra Mundial, mas sofreu uma guerra civil devastadora (1936-39). Uma transição pacífica para a democracia após a morte do ditador Francisco FRANCO em 1975 e a rápida modernização económica (a Espanha aderiu à UE em 1986) deram a Espanha uma economia dinâmica e em rápido crescimento e a tornou um campeão global da liberdade e dos direitos humanos.
A Espanha é uma democracia parlamentar secular e uma monarquia constitucional, sendo que o rei Filipe VI serve como chefe de Estado. É um dos principais países desenvolvidos e um país de alta renda, com a 14.ª maior economia do mundo por PIB nominal e a 16.ª maior por paridade do poder de compra.
É membro das Nações Unidas (ONU), União Europeia (UE), Zona Euro, Conselho da Europa (CoE), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), União para o Mediterrâneo, Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), o Espaço Schengen, a Organização Mundial do Comércio (OMC) e muitas outros organismos internacionais. Embora não seja um membro oficial, a Espanha também é um "convidado permanente" das cúpulas do G20, participando de todos os encontros do grupo.
ECONOMIA DO MERCADO
Depois de quase 15 anos de crescimento do PIB acima da média da UE, a economia começou a desacelerar no final de 2007 e entrou em recessão no final de 2008. A Crise económica de 2008 teve um enorme impacto sobre o país. O PIB contraiu-se 3,7% em 2009, teve pequenos crescimentos de 0,3% em 2010 e 0,4% em 2011 para novamente sofrer uma retração de 1,3% em 2012. A economia novamente entrou em recessão, pois a desvantagem do setor privado, a consolidação orçamentária e o desemprego continuamente alto comprimem a exigência doméstica e o investimento, mesmo com as exportações mostrando sinais de resiliência.
O desemprego aumentou de 8% em 2007 para 26% em 2012. O país desde 2014 recuperou as suas exportações e a taxa de desemprego, mas ainda alta, é gradualmente reduzido. Os seus investimentos pioneiros na década de 1990 na América Latina, Ásia (especialmente China e Índia) e África têm sustentado crescimento.
A Espanha tem estado em meio a uma recuperação económica equilibrada nos últimos anos, com uma média de crescimento do PIB de 2,8% entre 2014 e 2018. Para 2019, o FMI estima um crescimento de 2% em meio a exportações líquidas e um consumo privado mais lento. Apesar do aumento dos salários reais, o consumo privado tem crescido no menor ritmo desde 2014, enquanto as famílias estão aumentando a sua economia por precaução.
De acordo com as projeções do FMI, de 14 de abril de 2020, por causa do surto do COVID-19, espera-se que o crescimento do PIB caia para -8% em 2020 e cresça em 4,3% em 2021, sujeito à recuperação económica global pós-pandemia. A exigência doméstica deve permanecer o principal fator de crescimento.
FACTOS GERAIS
17
COMUNIDADES
AUTÓNOMAS
Dividem-se em 50 províncias, às que se somam duas cidades autónomas no norte de África.
84
MILHÕES DE
TURISTAS INTERNACIONAIS
Record atingido após crescimento em sete anos consecutivos.
47
MILHÕES
DE HABITANTES
6,6 milhões em Madrid, 5,6 em Barcelona, 80,8% da população é urbana.
498980
KM2
TERRITÓRIO ATUAL
Longe da dimensão dos tempos imperiais, onde detinha uma área de 27 000 000km2 em 27 países.
Localização: Sudoeste da Europa, na fronteira com o Mar Mediterrâneo, Oceano Atlântico Norte, Golfo da Biscaia e montanhas dos Pirenéus; sudoeste da França.
Área: Total: 505.370 km²
Terreno: 498.980 km²
Água: 6.390 km²
Nota: Há duas cidades autónomas - Ceuta e Melilla - 17 comunidades autónomas, incluindo as Ilhas Baleares e as Ilhas Canárias, e três pequenas possessões espanholas na costa de Marrocos - Islas Chafarinas, Penon de Alhucemas e Penon de Velez de la Gomera.
Limites de território:
Total: 1.952,7 km.
Países Fronteiriços (5): Andorra 63 km, França 646 km, Gibraltar 1,2 km, Portugal 1224 km, Marrocos (Ceuta) 8 km e Marrocos (Melilla) 10,5 km
Nota: existe um segmento de fronteira adicional de 75 metros entre Marrocos e o enclave espanhol de Penon de Velez de la Gomera.
Clima: Temperado; Verões claros e quentes no interior, mais moderados e nublados ao longo da costa; nublado, invernos frios no interior, parcialmente nublado e frio moderado ao longo da costa.
Uso da terra:
Terras agrícolas: 54,1% (2011 est.)
Terra arável: 24,9% (2011 est.)
Culturas permanentes: 9,1% (2011 est.)
Pastagem permanente: 20,1% (2011 est.)
Floresta: 36,8% (2011 est.)
Outros: 9,1% (2011 est.)
Distribuição populacional: Com a notável exceção de Madrid, Sevilha e Saragoça, as maiores aglomerações urbanas encontram-se ao longo das costas Mediterrânica e Atlântica; pequenas e numerosas cidades estão espalhadas por todo o interior refletindo a herança agrária de Espanha; povoação muito densa em torno da capital Madrid, bem como da cidade portuária de Barcelona.
População: 47.260.584 (julho de 2021 est.).
Grupos étnicos:
Espanhol 86,4%, Marroquino 1,8%, Romeno 1,3%, Outros 10,5% (2018 est.).
Nota: os dados representam a população por país de nascimento.
Línguas Oficiais:
Castelhano espanhol (oficial em todo o país) 74%, Catalão (oficial na Catalunha, nas Ilhas Baleares e na Comunidade Valenciana (onde é conhecido como valenciano)) 17%, Galego (oficial na Galiza) 7%, Basco (oficial no basco) País e na região de língua basca de Navarra) 2%, Aranês (oficial no canto noroeste da Catalunha (Vall d'Aran) junto com o catalão, <5.000 falantes).
Nota: o Aragonês, o Aranês Asturiano, o Basco, o Calo, o Catalão, o Galego e o Valenciano são reconhecidos como línguas regionais ao abrigo da Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias.
Religiões: Católico Romano 68,9%, Ateu 11,3%, Agnóstico 7,6%, Outros 2,8%, Descrente 8,2%, Não especificado 1,1% (2019 est.).
Urbanização:
População Urbana: 80,8% da população total (2020).
Taxa de Urbanização: taxa de mudança anual de 0,33% (est. 2015-20).
nota: os dados incluem Ilhas Canárias, Ceuta e Melilla.
Principais áreas urbanas População: 6,618 milhões de Madrid (capital), 5,586 milhões de Barcelona, 834.000 Valência (2020).
Expectativa de vida no nascimento:
População total: 82,21 anos.
Masculino: 79,22 anos.
Feminino: 85,39 anos (2021 est.).
CURIOSIDADES
1. Unesco – Espanha tem mais de 40 lugares classificados pela Unesco como Património da Humanidade.
2. Azeite - A Espanha é líder mundial na produção de azeite, produz a cerca de 44% de todo o azeite consumido no mundo.
3. Línguas (Idiomas) – O Castelhano, vulgarmente referido como espanhol, é a língua oficial, mas existem mais cinco línguas com estatuto co-oficial regionalmente: o Catalão, o Valenciano (um dos principais variantes dialetos do catalão, o Galego, o Basco e o Aranês). Existem ainda as três regionais, não oficiais: o Asturiano, o Aragonês e o Extremenho. A maioria dos Espanhóis fala castelhano, que está entre as línguas mais faladas do mundo, com 329 milhões de falantes nativos.
4. Casamento Homossexual- Desde julho de 2005, a Espanha legalizou o casamento homossexual e também a adoção conjunta por casais do mesmo sexo.
5. Siesta – Embora cada vez menos, os Espanhóis são adeptos da famosa siesta depois do almoço. Normalmente os estabelecimentos fecham durante duas a três horas depois do almoço.
6. Religião – Antigamente mais de 98% da população espanhola era composta por católicos, atualmente baixou para, aproximadamente os 76%.
7. Guardanapos – é comum encontrar guardanapos amachucados no chão dos bares e restaurantes tradicionais. E apesar de poder assustar alguns turistas, encontrar muito papel no chão é considerado um elogio. Significa que a comida é muito boa e que a casa está cheia.
8. A Espanha é um país mais extenso da Europa (a seguir a Rússia, a Ucrânia e a França), sendo, assim, o segundo maior país da Europa Ocidental, depois de França. Conta a população de aproximadamente 47 milhões de habitantes, dos quais 5,5 milhões são estrangeiros.
9. Portugal – Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. Essa união ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a sua independência a 1 de Dezembro.
10. Filmes – Em Espanha, os filmes e séries são, na sua maioria, dobrados em espanhol. É raro encontrar um filme ou uma série com legendas.
11. Hino – A Espanha é o único país do mundo que tem um hino sem letra!
12. Homem Mais Rico – Apesar do ranking dos homens mais ricos do mundo estar em constante mudança, visto que as fortunas estão cotadas em bolsa e variam todos os dias, muitas das vezes é apontado o homem mais rico recai sobre o espanhol Amacio Ortega, dono da Inditex.
13. Flamenco – é a dança típica de Espanha e um dos símbolos da cultura espanhola. Originária da região de Andaluzia, no sul de Espanha, o flamenco nasceu da mistura de influências ciganas, judias, árabes e castelhanas, resultado dos vários povos que passaram pela Península Ibérica.
14. Realeza – Espanha é uma monarquia. O atual Rei é o Filipe VI, que é casado com a Rainha consorte Letícia de Espanha e têm duas filhas, Leonor, com o título de Princesa das Astúrias e a Infanta Sofia.
15. Comida – Paella e as tapas são as comidas mais conhecidas e também deliciosas. A Culinária espanhola leva muito peixe e frutos do mar.
16. Anel – Na maioria das regiões, o anel de casamento fica na mão direita.
17. Bares – A Espanha é o país com o maior número de bares da União Europeia.
18. Mais Carros – Em Espanha existem mais pessoas proprietárias de automóveis do que de telemóveis.
19. Moeda – Antes de adotar o Euro, Espanha tinha a peseta.
20. Horários – os horários dos espanhóis são um pouco diferentes dos praticados do resto da Europa. Pelo menos, mais tardios são.