O MERCADO ESPANHOL 2021

PARTE 5 - CONCLUSÕES DO ESTUDO

Madrid, ES
2:14 am, August 30, 2025
22°
Wind: 13 Km/h
Pressure: 1016 mb
Visibility: 10 km

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

1. Seria inesperado ver o top de mercados turísticos emissores para qualquer região portuguesa e não encontrar Espanha nos lugares cimeiros. Os espanhóis aparecem de facto no 4º lugar dos países que mais visitam os Açores, sendo que a região apresenta uma quota que não vai além dos 2%. Este é um mercado que apesar das centenas de milhares de dormidas nos últimos anos nos Açores tem ainda muito espaço e potencial para crescer. Num país em que as viagens domésticas constituem a larga maioria, é sobre destinos internacionais que recai a procura proativa, sendo Portugal o país estrangeiro mais pesquisado e o 2º mais visitado.

2. Com um perfil menos orientado para viagens a solo, os espanhóis preferem viagens em casal, família com filhos ou mesmo em grupo de amigos sem filhos. Espanha está entre os mercados que favorece viagens de uma semana ao invés de estadas mais longos em destinos estrangeiros. Entre as cidades que mais pesquisam estão Barcelona, Madrid, Saragoça, Sevilha e Valência sendo França o país mais visitado e o terceiro mais pesquisado (atrás de Portugal e Andorra).

3. Apesar da grande oferta interna para este tipo de turismo, a principal motivação dos espanhóis quando viajam prende-se com o Sol e Praia, havendo ainda espaço para Natureza e Aventura e História e Cultura no top das motivações do turista proveniente de Espanha. Olhando para os temas globais mais pesquisados vemos um claro destaque para praias, ilhas, monumentos, fajãs & glaciares e museus, sendo que férias e florestas foram o tema que mais cresceu ao longo do último ano. Os Websites de marcação e reservas de viagens assumem particular destaque no mercado espanhol, sendo não só a principal fonte de inspiração, mas também a principal plataforma utilizada para a marcação de férias por parte dos turistas deste mercado.

4. A grande tendência sazonalidade do turista espanhol pode ser explicada numa cifra: cerca de 40% das pesquisas e dormidas turísticas dos espanhóis estão concentradas em Junho, Julho, Agosto e Setembro. Apesar do equilíbrio no padrão de pesquisa dos turistas de Espanha ao longo do ano (com um pico no verão), as visitas efetivas a destinos turísticos no estrangeiro são muito pouco significativas entre a aproximação ao Inverno e a chegada da primavera. A constância da procura proativa ao longo de todo o ano demonstra que o mercado Espanhol é um mercado que tende a investigar os destinos que vai visitar com alguma frequência e antecedência, sendo importante que nos 6 meses em que está menos predisposto a viajar, encontre bastantes materiais e ofertas aliciantes para usufruir na altura em que de facto está pronto para realizar viagens ao estrangeiro. Para auxiliar no momento de decisão de calendário de promoção dos Açores em relação a este mercado, o subcapítulo “Tendências de Sazonalidade inclui um calendário de feriados espanhóis bem como o mapa de férias escolares neste mercado-alvo.

5. Entre os principais mercados emissores de turistas para os Açores, Espanha está entre os mais afetados no âmbito das finanças dos seus viajantes internacionais frequentes. Metade da amostra deste mercado revelou ter sido impactada negativamente através da redução dos seus rendimentos ou até mesmo perdendo o seu emprego. No entanto, apenas cerca de um terço dos turistas espanhóis afirmou que não viajaria em 2021, alegando maioritariamente que não o faria por causa de questões ligadas à pandemia e entre os que viajarão este ano, uma grande parte diz estar dependente do processo de vacinação. Apesar do Verão continuar a ser o timing preferido para viajar, cerca de 25% da amostra aponta para o período de Setembro a Dezembro como a altura mais provável para as suas férias de 2021. O turismo interno ou uma viagem para outro país europeu são os cenários mais prováveis, com os equipamentos de saúde e o acesso à natureza a serem os tópicos mais importantes para o turista deste mercado. Toda a situação epidemiológica de Espanha está disponível em tempo real na versão online deste estudo.

6. Apesar da proximidade geográfica com o nosso país, três quartos dos viajantes frequentes espanhóis afirmam não conhecer ou ter um conhecimento muito limitado sobre os Açores, uma percentagem muito aquém do potencial da região face a um mercado de proximidade. No entanto, os espanhóis que afirmam conhecer bem ou já ter estado em território açoriano tendem em avaliar os Açores de forma mais positiva que avaliam o resto do país em termos de clima, sustentabilidade, oferta turística e resposta à Covid-19, sendo que na questão da Segurança a avaliação dos Açores foi menos positiva em relação à média nacional.

7. A grande maioria dos entrevistados do mercado espanhol associam os Açores a uma oferta de Sol e Praia. Apesar de muito atrás deste tema, a Natureza e Aventura e Atividades Náuticas estão também entre as principais associações. Já numa terceira linha encontramos Spa e Bem-estar, Whale Watching, História e Cultura e Cruzeiros, enquanto ofertas de Golf e Jogo estão entre os assuntos menos associados pelo turista espanhol com a oferta açoriana. Depois de confrontados com uma apresentação do destino, apenas 8% dos viajantes frequentes espanhóis afirmaram que visitar os Açores não seria uma prioridade, sendo que 57% afirmou que visitaria o destino em exclusivo, sem incorporar uma ida aos Açores no âmbito de outras viagens. 91% dos turistas espanhóis afirmou não se importar de fazer uma escala para chegar até à Região Autónoma.

8. Espanha é dos mercados em que a vantagem competitiva de custos em relação ao próprio país é mais ténue, não sendo, no entanto, inexistente. Se olharmos para o principal destino para os turistas espanhóis – França – percebemos que quer Portugal como um todo quer os Açores em particular, oferecem custos muito vantajosos para o turista espanhol. Apesar da relativa proximidade, apenas 7% dos espanhóis espera pagar menos de 100€ pelas passagens de avião, enquanto pouco menos de 40% afirma que estariam disponíveis a desembolsar valores acima dos 300€.

9. Sendo a região portuguesa mais distante de Espanha os Açores são, como seria de esperar, a menos visitada por este mercado-alvo que se foca essencialmente em Portugal Continental. Apesar do perfil muito genérico nas pesquisas realizadas sobre os Açores, os rácios de pesquisa por turista explicam que há uma margem para melhorar a conversão de visitas deste mercado que já começa a procurar temas relevantes como mergulho e surf nos açores e cuja procura por gastronomia local e florestas demonstra um crescente interesse na cultura e natureza açoriana.

10. Apesar de longe dos níveis de influência exercidos por “tripadvisor”, “Google”, “alamy” e “youtube”, a plataforma “visitazores” está entre os maiores contribuidores gerais, de imagens e de vídeos com que os internautas espanhóis são confrontados quando pesquisam os Açores num âmbito turístico em motores de busca. Uma vez que o mercado espanhol raramente faz buscas em idiomas que não o castelhano, será sempre importante monitorizar plataformas espanholas como “turismoazores”, “viajeselcorteingles”, “minube”, “atrapalo”, “turismoenportugal”, “lusoviajes”, “elgiroscopo” e “elpais”.

Espanha