O MERCADO ESPANHOL 2021

PARTE 0 - METODOLOGIA DOS ESTUDOS

Madrid, ES
6:15 am, August 30, 2025
19°
Wind: 11 Km/h
Pressure: 1016 mb
Visibility: 10 km

PROPÓSITO DOS ESTUDOS

Um dos principais objetivos deste documento é a apresentação de um perfil completo do mercado-alvo Reino Unido num contexto genérico e em detalhe no turismo. Para tal, é necessário aceder a informação de diversas fontes, utilizando diferentes metodologias. De forma a facilitar a associação da informação apresentada aos diversos tipos de fontes foi criado, ao longo do relatório, um código esquemático visual que estará sempre presente nas legendas dos gráficos:

De forma a apresentar esta informação, permitindo uma consulta rápida e eficaz, o estudo de mercado foi organizado em 5 áreas principais: “Apresentação e Características Gerais”, “O Turista do Mercado e o seu comportamento”, “Turista e os Açores", "Reflexões Estratégicas" e “Conclusões do estudo”, estando esta análise concluída com um dashboard de resumo do mercado em questão.

A primeira parte – correspondente às “Características Gerais do Mercado”, terá como objetivo – de forma muito sintética – familiarizar o leitor com alguns factos fulcrais sobre o mercado-alvo, como o idioma, a localização geográfica, as divisões administrativas, a situação económica e o clima.

A Parte 2 corresponde a uma análise aprofundada do comportamento do turista de cada mercado, desde as tendências na escolha de destinos, as temáticas mais relevantes e mais procuradas pelo turista desse mercado-alvo, o perfil económico e os gastos em férias, o comportamento ao longo do ano e as principais cidades emissoras de turistas para o mundo inteiro, para Portugal e em particular para os Açores.

Já focada nos Açores, a Parte 3 tem como objetivo central perceber claramente como o turista do RU vê o Arquipélago enquanto destino turístico. Começando pelo nível de conhecimento geográfico, de ativos importantes, passando para a interpretação das perceções, aliada à possibilidade de visitar (ou revisitar) o território. O interesse proactivo – através de pesquisas online – por parte dos turistas bem como os métodos de chegada aos Açores utilizados pelos mesmos farão também parte deste capítulo.

Depois das análises detalhadas de comportamento, perceção, conhecimento e reconhecimento, são ainda facultados alguns dados interessantes em relação ao perfil digital do turista, preferências nas metodologias e plataformas de marcação de viagens. Também é dada uma especial atenção ao tempo de antecipação na decisão da viagem e a duração média da mesma, realizadas aos Açores e a outros destinos. A Parte 4 e 5 fecham cada estudo com um conjunto de reflexões e conclusões sobre o Mercado-alvo.

FONTES DE INFORMAÇÃO

Um dos principais objetivos deste documento é a apresentação de um perfil completo dos mercados-alvo num contexto genérico e em detalhe no turismo. Para tal, é necessário aceder a informação de diversas fontes, utilizando diferentes metodologias. De forma a facilitar a associação da informação apresentada aos diversos tipos de fontes foi criado, ao longo do relatório, um código esquemático visual que estará sempre presente nas legendas dos gráficos:

1Digital Demand – D2©| Comportamento Online dos Turistas
A ferramenta Digital Demand – D2© é um software de inteligência proprietário da Bloom Consulting que foi desenvolvido com o objetivo de monitorizar todas as procuras efetuadas online, em motor de pesquisa, em todo o mundo, sobre qualquer destino, seja este um país, uma região ou uma cidade. No contexto deste documento, foram analisadas em detalhe todas as pesquisas efetuadas nos territórios em análise sobre os Açores e foi ainda realizada uma recolha de 145.791.580 pesquisas (só contabilizando os anos de 2019 e 2020) sobre 264 países e territórios a partir de cada um dos mercados para que se tenha uma perceção das tendências geográficas e temáticas dos turistas do mercado para todos os cantos do planeta.
2Digital Supply © | A resposta dos motores de busca
O Digital Supply – D2© é uma ferramenta de recolha e análise dosresultados apresentados pelos motores de busca para cada pesquisa efetuada a partir dos mercados em análise. Esta ferramenta única implementada pela Bloom Consulting em 2018 ocupa-se do outro lado do processo da pesquisa: os resultados apresentados, sejam estes artigos, imagens ou vídeos, classificando-os por grau de importância, origem e contexto da informação. O Digital Supply -DS© recolhe o URL, quem é a entidade responsável, título, descrição e ranking de cada artigo, imagem ou vídeo apresentado nas cinco primeiras páginas do motor de busca.
3Estatísticas dos Mercados | Informação de Fontes diversas sobre os Mercados
Desde as cidades mais proeminentes ao PIB per capita, das despesas dos turistas aos destinos mais visitados, há informações essenciais sobre o mercado-alvo que só podem ser obtidas através da análise de diversas fontes de informação estatística de renome e especializadas em áreas relevantes para o estudo. Para este documento foram recolhidas estatísticas de organizações internacionais como o Banco Mundial, Organização Mundial do Turismo e Fundo Monetário Internacional; corporações de renome como a VISA e organizações especializadas em estatística como a Eurostat, Estatísticas governamentais de cada mercado e a SREA (Governo dos Açores). Foram recolhidas estatísticas de carácter social, económico e turístico.
4Questionários dos Mercados | Respostas aos Questionários realizados nos Mercados
Para além do comportamento digital e da solidez das estatísticas, foi considerada pertinente a inclusão um estudo de caracterização de mercado que envolvesse um mínimo de 750 respostas no questionário de cada mercado. Da frequência de viagem aos gastos médios, da tipologia de férias preferidas às fontes de inspiração utilizadas e algumas perguntas focadas na Pandemia, este questionário permite entender, de forma mais pormenorizada, os hábitos turísticos dos habitantes dos vários mercados-alvo. Para além disso, algumas perguntas sobre Portugal e os Açores ajudam ainda a compreender o conhecimento sobre o destino Açores. A recolha de dados sobre a perceção, avaliação de experiência e intenção de (re)visitar o território são essenciais para a definição da mensagem na hora de promover os Açores face a estes mercados.
5Microsegmentação | Definição de Perfis para a Promoção do Destino Açores
De forma a conseguir analisar potenciais segmentos para os Açores (através de ferramentas de “social listening” e de outras tecnologias de medição de interesse turístico online por parte dos turistas dos diversos mercados) ,a Bloom recorreu à Caetsu-Two, empresa especializada nesta área. Através da junção de dados Digital Demand -D2©, Skyscanner, GCH, Talkwalker, Amadeus, entre outros, foi possível começar a traçar perfis para potenciais alvos de promoção online nos mercados-alvo.
Espanha