O MERCADO FRANCÊS 2021

PARTE 2 - CARACTERIZAÇÃO DO TURISTA

Paris, FR
2:45 am, August 30, 2025
14°
Wind: 15 Km/h
Pressure: 1006 mb
Visibility: 10 km

COMPORTAMENTO GERAL

Esta secção “Comportamento” tem como principal objetivo mostrar algumas das mais recentes estatísticas e informações relevantes sobre os turistas deste mercado. Estes destaques não dispensam uma leitura atenta das outras secções deste capítulo “Caracterização do Turista” em que aprofundamos todos os detalhes do comportamento destes potenciais visitantes ao nosso território.

Sendo um território reconhecido de emissão de turistas para Portugal e para muitos países do mundo – bem como tendo um forte componente de turismo interno - começamos este breve capítulo com a compreensão do volume de visitas domésticas e estrangeiras registado por França.

Através da interpretação dos dados apresentados no gráfico acima, é notória a preferência dos turistas franceses pelo turismo doméstico face ao turismo internacional, provavelmente em virtude das diversas soluções e destinos que o próprio país engloba. As viagens internacionais apresentam crescimento até ao ano de 2018 (tendo diminuído levemente em 2019) no entanto esses aumentos são pouco significativos, alterando entre os 26M e 30M de viagens. No que diz respeito às viagens domésticas, podemos encontrar o mesmo equilíbrio de valores ao longo dos anos, sem elevadas oscilações, no entanto o ano de 2017 é o que apresenta o maior número, tendo este decrescido nos anos seguintes. Há que realçar que neste mercado específico o valor de viagens domésticas anual, nos 4 anos em análise, é sempre superior a 180 milhões.

Apesar dos resultados anteriores descreverem uma clara preferência sobre as viagens para destinos internos, as pesquisas online dos turistas franceses são maioritariamente por destinos internacionais. O turismo internacional regista 83% do total de todas as pesquisas turísticas com origem em França.

É também relevante entender com quem viajam os turistas provenientes deste mercado. Nos inquéritos realizados no primeiro trimestre de 2021 concluímos que há dois perfis de destaque que caracterizam o turista francês: viajar em família com filhos e viajar em casal.

Os dois grandes grupos principais contemplam no seu conjunto mais de metade das respostas com 69% do total de respostas, sendo ainda assim Família com filhos o segmento com maior representatividade (40%). 12% da amostra de viajantes do mercado francês revela ainda que viaja sozinho e seguem-se as famílias sem filhos e os grupos de amigos sem filhos com percentagens idênticas entre eles (7,2% cada).

Em relação ao tempo de viagem, foi questionado aos viajantes frequentes qual a duração da sua última viagem internacional.

Analisando o gráfico acima, é facilmente percetível que a duração da viagem se divide em dois principais intervalos, nomeadamente viagens com duração até duas semanas (39%) e com duração de uma semana (31%). Seguem-se as viagens até um mês com 14% e as viagens com duração mais curta, menos de 5 dias, com cerca de 10%. De realçar que entre os turistas franceses a opção de viagens com larga duração, viagens com mais de 30 dias, é a que se verifica em menor quantidade.

Através dos dados Digital Demand – D2© foi ainda possível perceber quais as cidades de França que mais procuram tópicos turísticos a nível global.

No caso específico do mercado francês, a cidade que se destaca é Paris com mais de metade do valor de pesquisas (68%). Segue-se a cidade de Lyon com 10%, Marselha com 9% e Toulouse com 7%. Há ainda espaço entre as cinco cidades com maiores índices de procura turística realizada em motores de busca para a cidade de Bordéus (6%).

TENDÊNCIAS DO MERCADO

Antes de abordar o comportamento específico de França e dos seus Turistas em relação aos Açores, é fundamental ficarmos a conhecer genericamente o seu relacionamento com os restantes mercados. Passar férias na grande extensão do território francês e apreciar os fantásticos ativos naturais ou urbanos que o compõem (desde visitar os Alpes franceses, participar numa rota de vinho, visitar os famosos monumentos, arquitetura e história francesa ou aproveitar o verão europeu nas belas praias da Riviera Francesa) é uma questão na mente de todos os turistas e viajantes de França. Para além da importância de termos em mente o número de viajantes, é muito importante saber quantas viagens se realizam dentro e fora de França.

Começamos por analisar quais os destinos domésticos preferidos deste mercado-alvo.

No gráfico acima verificamos que existem três localidades que se destacam no número de dormidas no mercado interno: Île de France (41M), onde se destacam a capital Paris, Rhône-Alpes (37M) e Provence-Alpes-Côte d’Azur (37M). Languedoc-Roussillon e Aquitaine são as regiões que complementam o top 5 destinos domésticos mais visitados.

No que diz respeito ao turismo estrangeiro e correspondentes destinos mais visitados pelo turista proveniente de França, destacamos os seguintes:

Os países vizinhos, Espanha (4M) e Itália (3M) são os destinos estrangeiros mais visitados pelos turistas franceses. Estes números são certamente suportados pela proximidade geográfica e facilidade de deslocação. Ainda dentro de destinos europeus, o Reino Unido (1,8M) é o terceiro destino preferido, seguido pela Bélgica (1,7M) e em 5º lugar, destacamos Portugal com 1,6M.

Com o intuito de entender a frequência das viagens efetuadas pelos turistas do mercado francês, questionámos aos entrevistados no âmbito desta investigação quantas vezes viajaram em lazer nos últimos 5 anos.

Analisando o gráfico acima, identificamos claramente uma tendência por parte do mercado francês para viajar com menor frequência, uma vez que 63% da amostra de viajantes indica que viajou entre 1 a 3 vezes. Não obstante e apesar de ser uma percentagem bastante inferior, existe uma parcela de 14% de viajantes que indicou viajar mais de 6 vezes.

Analisamos seguidamente os países mais pesquisados pelo mercado francês no âmbito do turismo – excluindo pesquisas internas e as respetivas atividades turísticas.

Verificamos que no topo da lista existem países de geolocalização bastante variadas, sendo de destacar a presença de Portugal na 3ª posição de países mais pesquisados pelo mercado Francês com uma quota de 3,2%. Espanha (6,5%) e Itália (5,1%), países vizinhos, lideram a lista apresentada, no entanto à medida que percorremos as posições seguintes identificamos que a proximidade geográfica não é o fator que prevalece na pesquisa online. Destacam-se vários países externos ao continente Europeu como Marrocos, Japão, EUA, Canadá e Tunísia.

O impacto da Pandemia no padrão de viagens e de pesquisas do mercado francês é inegável, no entanto se verificarmos o número de pesquisas por parte deste mercado, podemos ver que há países que continuam a crescer significativamente:

Com um crescimento de quase 20% no último ano, a Suíça lidera o top de mercados cujas procuras mais evoluíram. Seguem-se ainda com variações positivas no volume de pesquisas a China (+10%), a Argélia (+8%), os EUA (+3%) e a Rússia (+1%). A pandemia pode justificar os valores negativos que se verificam nos restantes destinos, ainda assim, destacamos os que apresentam menores níveis de decréscimo, abaixo dos -4,5%: Japão, Suécia, Alemanha e Tunísia. É ainda de salientar que apesar de alguns destes destinos terem sofrido variações negativas nos níveis de procuras online ainda mantêm o seu lugar no top de pesquisas do mercado francês (conforme vimos anteriormente) – o caso do Japão, Alemanha, Tunísia, Mónaco e Bélgica.

PERFIL TEMÁTICO

Após uma breve interpretação sobre as preferências geográficas dos turistas franceses, é importante abordar as principais temáticas. Neste subcapítulo irão ser analisadas e respondidas questões como: Quais são os tópicos mais procurados online pelos turistas de França? Quais as atividades ou ativos turísticos que têm mais interesse?

Serão apresentadas estatísticas, dados digitais e resultados de perguntas de questionário que servirão como indicadores e fontes de informação a analisar.

Tão importante como entender quais são os países e regiões nos quais o turista francês se mostra mais interessado é conhecer quais são as atividades, ativos e características que o turista deste mercado procura quando elege o seu destino de férias. Fazer uma relação entre os produtos turísticos mais procurados pelos turistas e a oferta que os Açores apresentam ao turismo francês pode ser um passo importante para a captação de mais turistas e um ponto de partida na criação de uma premissa mais forte da promoção do turismo dos Açores neste território.

Se verificarmos o gráfico acima, que constitui uma amostra de viajantes frequentes de França, percebemos facilmente que a maior motivação na escolha de um destino é Sol e Praia, que assume um lugar de destaque face às restantes com mais de 500 respostas. Seguem-se entre as principais motivações, e com valores ainda relevantes, Natureza e Aventura, História e Cultura, Atividades Náuticas, Atividade Familiares e Spa e Bem-estar.

Analisando as pesquisas online realizadas em território francês, percebemos que há uma clara tendência para temas mais genéricos nos lugares de topo das pesquisas temáticas.

Viajar é o ativo turístico genérico mais procurado pelos turistas franceses, com um resultado de pesquisa de 13,7%. A segunda temática mais pesquisada é Cidades com uma quota de 5,6% e, portanto, algo distanciada do primeiro lugar. Segue-se depois o ativo turístico específico mais procurado pelos turistas franceses, Praias, com 4,1%. O top 5 termina com Pacotes de férias e Turismo, com percentagens muito próximas, 4% e 3,9% respetivamente. De salientar ainda a presença de outras temáticas específicas no top 15 como Campismo, Monumento e Memoriais, Restaurantes.

Em termos de crescimento – variação anual do volume de pesquisas – vemos mais uma vez um primeiro lugar genérico: Regiões (+40,1%).

As pesquisas por Templos e Alugueres de Família também são alvo de destaque tendo subido respetivamente 32,7% e 31,1%. O top 5 fica completo com as temáticas Resort de Ski (+25,2%) e Monumentos e Memoriais (+21,9%). Já abaixo dos 15% de crescimento no último ano, mas ainda assim com uma variação positiva, encontramos Alojamento de Férias, Vulcões, Esquiar, Cidades, Maravilhas Naturais, Casinos, Ilhas e Lagos. Neste top 15, as últimas duas posições são ocupadas por Vilas (-0,9%) e Clubes (-5,0%) que apresentam variações negativas nas suas pesquisas e, portanto, podemos dizer que foram as duas temáticas com menor nível de decréscimo nesta vertente.

PERFIL DE INSPIRAÇÃO

Um dos aspetos mais interessantes a analisar num mercado-alvo prende-se com a metodologia utilizada na hora de procura de inspiração para viajar. Apesar da predominância contemporânea de meios online – estáticos (websites), proativos (motores de busca) e interativos (redes sociais) – há ainda organizações, contactos e meios tradicionais que produzem alguma influência na hora do turista francês decidir onde vai passar as suas próximas férias. Neste subcapítulo vamos debruçar-nos sobre o perfil de inspiração destes turistas.

De forma a definir um ponto de partida para as plataformas ou metodologias de promoção do destino Açores neste mercado é importante perceber como é que os turistas de França tendem a procurar inspiração para a sua próxima viagem.

Como seria expectável, há uma grande preferência por Motores de busca (441 respostas) como fonte de inspiração, no entanto surge logo a seguir o segmento Família e Amigos, com cerca de 130 respostas a menos. Estes resultados sugerem que embora o turista francês apresente um perfil maioritariamente baseado em fatores digitais, ainda privilegia opiniões e indicações de pessoas próximas. Ainda com lugar de destaque nesta análise estão os Websites de marcações de viagens (295), como o Booking e os Fóruns online (215). Abaixo das 200 respostas encontramos ainda, por ordem de preferência, as Redes Sociais, Agências de viagens, Anúncios de TV, rádio e jornal e ainda os Outdoors.

Questionámos os viajantes franceses sobre de que forma tinham procedido à marcação da sua última viagem de lazer de forma a perceber qual a fonte que privilegiam no momento de efetivar a sua viagem.

Existe claramente uma tendência dos turistas franceses para a marcação de férias através de Websites de reservas online, apresentando mais de 40% das respostas. A segunda opção, Agências de viagens com a oferta de pacotes integrada, já apresenta uma quota de 20%. É ainda importante destacar a marcação direta com os Hotéis e Companhias aéreas (18%) e as Agências de viagem sem pacote (12%).

PERFIL DE GASTOS

O volume de gastos médio por parte de um mercado é um fator de importante análise para entendermos a sua fiabilidade enquanto mercado emissor. análise preponderante de forma a interpretar a sua fiabilidade enquanto mercado emissor. Através de questionários e estatísticas especializadas com viajantes frequentes do mercado francês vamos tentar demonstrar o perfil de gastos deste mercado-alvo para a Região dos Açores.

Por uma questão de contextualização, tentamos perceber qual é a tendência de evolução dos gastos turísticos em viagens internas deste mercado.

Ao analisarmos os gráficos acima conseguimos facilmente perceber que existe uma diferença bastante grande no que diz respeito ao valor gasto pelos turistas franceses em viagens domésticas e viagens internacionais. Apesar de ambos os segmentos apresentarem uma evolução equilibrada ao longo dos 4 anos apresentados, as viagens internacionais ascendem em 2016 acima dos 1000€. Pelo contrário, as viagens domésticas têm como valor máximo 356€ (2018).

Os viajantes frequentes de França, entrevistados no âmbito deste projeto, responderam acerca de qual o valor diário gasto por pessoa, no decorrer da sua última viagem.

Através das respostas obtidas, conseguimos perceber que o turista francês apresenta um perfil de gastos em que a maior percentagem da amostra refere que gasta entre 76€ a 100€ (24%) e entre 101€ a 200€ (22%). É ainda importante realçar o quão diversificado é o turista francês no que diz respeito aos seus gastos, uma vez que existe 15% de viajantes a indicar que gastaram menos de 75€ e por sua vez outros 15% indicam que gastaram mais de 401€, os dois segmentos extremos desta análise.

TENDÊNCIAS DE SAZONALIDADE

Depois de uma leitura sobre o perfil de destinos, temas e inspirações do turista de França, torna-se importante perceber o “quando”. Neste subcapítulo serão apresentadas as principais alturas em que este mercado procura por tópicos relacionados com turismo e, especialmente, quando é que os turistas franceses procuram viajar para os destinos Portugal e Açores.

Numa primeira análise do gráfico acima representado percebemos que é entre o mês de Julho e Agosto que se registam tanto o pico de pesquisas como o pico de visitas. Podemos, portanto, afirmar que o turista francês privilegia os meses de verão para viajar para destinos externos ao território francês.

Conseguimos ainda perceber que apesar de existirem meses em que as viagens destes turistas sofrem um decréscimo bastante acentuado, o mesmo não se verifica no padrão de pesquisas, variando o mesmo em torno de valores muito próximos (à exceção do pico sazonal do período de verão). Consequência disso é o facto de nos três primeiros meses do ano, bem como nos dois últimos, a concentração de pesquisas se sobrepor à de visitas, o que pressupõe um comportamento por parte do turista de planeamento e procura por inspiração para o período de férias.

Quanto ao período da pandemia (2020-21) – que desenvolveremos no próximo subcapítulo – podemos ainda destacar as intenções sazonais em 2021, de acordo com os viajantes frequentes entrevistados no âmbito deste projeto.

Analisando as respostas obtidas nesta questão, verificamos que o padrão do ano de 2021 não altera as preferências dos turistas franceses no que diz respeito ao seu período de eleição para viajar. A época de Junho a Agosto regista mais de 70% das respostas (em que 21,3% indicaram essas datas somente em período de férias). A restante percentagem divide-se entre os períodos de Fevereiro a Maio e Setembro a Dezembro.

Através dos dados recolhidos entre estatísticas e entrevistas, percebemos que no ano de 2021 os feriados serão de particular importância na definição das férias dos turistas franceses, sendo por isso aconselhado que se coordenem campanhas para este mercado que coincidam com estas épocas festivas ou com as férias escolares em França:

2021 – Férias Escolares (Normativa França – pode variar entre regiões, níveis de escolaridade e instituições públicas/privadas de ensino):

Férias Escolares (1) – 14 de Fevereiro (Dom) a 28 de Fevereiro (Dom)
Férias Escolares (2) – 18 de Abril (Dom) a 2 de Maio (Dom)
Férias Escolares (3) – 7 de Julho (4ª) a 5 de Setembro (Dom)
Férias Escolares (4) – 23 de Outubro (Sáb) a 7 de Novembro (Dom)
Férias Escolares (5) – 18 de Dezembro (Sáb) a 3 de Janeiro de 2022 (2ª)

IMPACTO DA PANDEMIA

Trata-se de um capítulo temporário face a este estudo, uma vez que se dedica em exclusivo à análise do impacto da Pandemia Covid-19 nos potenciais turistas de França. Será possível compreender com exatidão como é que a Pandemia afetou os rendimentos, a vontade de viajar, as prioridades e pontos de vista dos turistas deste mercado face à possibilidade de viajar para destinos como os Açores.

Começamos pela questão económica. Um dos temas mais discutidos ao longo do último ano prende-se com o impacto da pandemia no rendimento da maior percentagem de potenciais turistas para os Açores e o território francês não é exceção. Na vertente quantitativa deste estudo perguntámos a 750 viajantes frequentes de França qual tinha sido o impacto da Covid-19 nos seus rendimentos:

No caso específico francês, verificamos que 51% não sofreu qualquer impacto nos seus rendimentos até Fevereiro de 2021. Cerca de 5% da amostra revela um cenário positivo e indica ter beneficiado financeiramente neste período, obtendo um aumento de rendimentos. Numa perspetiva menos positiva, 36% dos entrevistados revelou que o seu rendimento diminui durante a pandemia e ainda 8% perdeu a sua fonte de rendimentos principal, ficando desempregado.

Estes dados relativos ao impacto da Covid-19 nos rendimentos dos turistas do mercado francês demonstram um impacto económico negativo em cerca de 44% dos potenciais turistas. No início de 2021 – quando foram conduzidos estes questionários – grande parte dos mercados-alvo dos Açores, incluindo França, encontrava-se numa situação delicada em termos de emprego em diversas indústrias e serviços, pelo que é importante continuar a acompanhar a situação e perceber em que altura este mercado registará condições económicas mais favoráveis.

Mesmo com um impacto económico evidente num número considerável de turistas deste mercado, era importante questionar os turistas franceses sobre a possibilidade de viajar por motivos de lazer durante o ano de 2021, interpretando ainda a questão com uma potencial explicação para viajar ou não.

Como podemos observar nos gráficos seguintes, apenas 34% da amostra revelou não ter qualquer intenção de viajar, pelo que 66% mostrou-se disponível para efetuar uma viagem.

Se identificarmos as razões pelo qual os entrevistados responderam afirmativamente ou negativamente, percebemos que 25% não viajaria devido a questões de Covid-19, 7% por questões financeiras e 2% por limitações de tempo.

Os restantes afirmaram viajar independentemente da pandemia (31%), viajar caso o processo de vacinação se verifique eficaz (27%) e ainda viajar caso seja vacinado (8%).

Apesar de grande parte de quem se afirma disponível para viajar ainda no ano de 2021 ter algumas condições, foi-lhes perguntada a altura do ano mais provável para a realização da sua próxima viagem por motivos de lazer.

Como vimos anteriormente, seja em período de férias (50,2%) ou não (21,3%) os meses de Junho a Agosto são de longe a preferência dos turistas franceses para viajar. Os restantes meses do ano contam com percentagens mais substanciais e, portanto, os resultados demonstram claramente que o mercado francês é adepto de viagens sazonais, nomeadamente, no Verão.

A última pergunta exclusiva feita a quem consideraria viajar em 2021 a partir deste mercado focou-se no destino mais provável da primeira viagem de lazer, podendo os inquiridos selecionar o turismo interno ou estrangeiro para qualquer um dos continentes do mundo.

A preferência de destino para viajar em 2021 divide-se entre as duas primeiras opções com percentagens muito próximas, no entanto, 35% dos turistas franceses indicaram pensar em viajar no próprio país. Por sua vez, 31% referiu que pretende viajar na Europa. Os restantes 34% dividem-se pelos restantes continentes que, à exceção da Oceânia (5%), apresentam percentagens de escolha muito semelhantes.

Existe, portanto, uma clara preferência pela proximidade nas viagens dos turistas franceses, existindo uma forte componente de turismo interno e países vizinhos.

Já com respostas da amostra completa (quem considera ou não viajar em 2021), os viajantes do mercado francês foram confrontados com um exercício de prioridades. Perante as 5 opções descritas no gráfico seguinte, foi realizada uma avaliação de 1 (mais importante) a 5 (menos importante). Assim, é importante ter em conta na leitura do gráfico que quanto menor a pontuação média (valor que aparece no gráfico), mais importante este é para os viajantes deste mercado.

Como podemos observar não existem discrepâncias elevadas na importância atribuída aos vários elementos, o que indica que as opiniões dos turistas franceses se dividem nesta classificação. Ainda assim, avaliando a média de classificação atribuída, há preferência por destinos com equipamentos de saúde de qualidade (uma média de 2,81). Segue-se a preferência por destinos menos massificados com valores médios de 2,83 e destinos ligados à natureza com 2,86. Por fim, a possibilidade de causar um impacto social positivo apresenta um valor médio de 3,21 e em último, embora perto, está a proximidade de casa que regista 3,29.

No momento em que estas entrevistas foram realizadas, França já se encontrava em início da fase de vacinação pelo que é importante que os responsáveis pela promoção do turismo dos Açores se mantenham atentos à evolução da pandemia neste mercado. Como tal, a Bloom Consulting disponibiliza nesta página toda a informação sobre número de casos, número de casos ativos, mortes, testes e sucesso de vacinação em França em tempo real:

França