O MERCADO DOS PAÍSES BAIXOS 2021

PARTE 1 - CARACTERÍSTICAS GERAIS

Amsterdão, NL
6:04 am, August 30, 2025
15°
Wind: 20 Km/h
Pressure: 1002 mb
Visibility: 10 km

APRESENTAÇÃO

Os Países Baixos são um país densamente povoado que é conhecido por seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais, bicicletas e, além disso, pelos valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social, tendo-se tornado conhecido pela sua política liberal em relação às drogas, prostituição, eutanásia e aborto.

É um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, fator pelo qual possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano da Europa e do mundo, segmentado na sua forte política de assistência social e direitos considerados essenciais, como educação, saúde e segurança de qualidade, garantidos em nível máximo a seus habitantes.

Entre outras afiliações, o país é membro fundador da União Europeia (UE), da OTAN, da OCDE, da OMC e assinou o Protocolo de Quioto. Junto com a Bélgica e com o Luxemburgo, o país constitui a União Económica do Benelux. O país é palco de cinco tribunais internacionais: o Tribunal Permanente de Arbitragem, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a antiga Jugoslávia, o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal Especial para o Líbano. Os quatro primeiros estão situados em Haia assim como a sede da agência da UE de informação criminal, a Europol. Isto levou a cidade a ser apelidada de "capital judiciária do mundo".

ECONOMIA DO MERCADO

A economia dos Países Baixos tem como características as relações industriais estáveis, um baixo desemprego, um expressivo superavit na balança comercial, e ser também um importante centro comercial da Europa. Tendo sido um dos grandes centros da economia mundial no século XVII, o país tem sido bastante rico desde então, ainda que a posição tenha sido perdida para a Inglaterra no curso do século XVIII. O país possui uma das economias capitalistas mais livres do mundo — 13ª posição entre 180 países de acordo com o Índice de Liberdade Económica em 2019.

Atualmente, algumas companhias neerlandesas se tornaram grandes multinacionais, como a petrolífera Royal Dutch Shell, que tem como coproprietário o Reino Unido, o banco ABN AMRO, a empresa de eletrónica de consumo Philips, a cervejaria Heineken, a empresa anglo-neerlandesa de bens de consumo Unilever e a empresa aérea KLM.

Sendo uma economia aberta, o governo tem reduzido o papel que nela desempenha desde os anos 80. A atividade industrial desenvolve-se nomeadamente no setor alimentar, nas indústrias químicas, nas refinarias de petróleo e em maquinaria elétrica. Um setor agrícola altamente mecanizado emprega apenas cerca de 2% da mão de obra, mas gera grandes excedentes para a indústria alimentar e para a exportação.

O país situa-se na terceira posição mundial no valor das exportações agrícolas, atrás dos Estados Unidos e de França. Os Países Baixos foram bem-sucedidos em resolver os problemas das finanças públicas e da estagnação do crescimento do emprego muito antes dos seus parceiros europeus.

FACTOS GERAIS

12

PROVÍNCIAS
ADMINISTRATIVAS
Cada uma tem à sua frente um governador, que é chamado "Comissário do Rei.

20

MILHÕES DE
TURISTAS INTERNACIONAIS
Record quebrado em 2019, Amsterdão recebeu 19 Milhões destes.

17

MILHÕES
DE HABITANTES
É o oitavo país mais densamente povoado da Europa.

33893

KM2
TERRITÓRIO ATUAL
Aproximadamente metade do território fica a menos de 1 metro acima do nível do mar.

Localização: Europa Ocidental, na fronteira com o Mar do Norte, entre a Bélgica e a Alemanha.

Área: Total: 41.543 km².
Terreno: 33.893 km².
Água: 7.650 km².

Limites de território: Total: 1.053 km.
Países Fronteiriços (2): Bélgica 478 km, Alemanha 575 km.

Clima: Temperado; Marinho; Verões frios e Invernos amenos.

Uso da terra: Terras agrícolas: 55,1% (2011 est.)
Terra arável: 29,8% (2011 est.)
Culturas permanentes: 1,1% (2011 est.)
Pastagem permanente: 24,2% (2011 est.)
Floresta: 10,8% (2011 est.)
Outros: 34,1% (2011 est.)

Distribuição populacional: Uma área conhecida como Randstad, ancorada pelas cidades de Amsterdão, Rotterdam, Haia e Utrecht, é a região densamente povoada; o norte tende a ser menos denso, embora comunidades consideráveis possam ser encontradas em todo o país.

População: 17.337.403 (julho de 2021 est.).

Grupos étnicos: Holandês 76,9%, UE 6,4%, Turco 2,4%, Marroquino 2,3%, Indonésio 2,1%, Alemão 2,1%, Suriname 2%, Polaco 1%, Outros 4,8% (2018 est.).

Línguas Oficiais: Holandês (oficial). Nota: o frisão é uma língua oficial na província de Fryslan; Frisão, baixo saxão, limburguês, romani e iídiche têm status protegido sob a Carta Europeia para Línguas Regionais ou Minoritárias; O holandês é a língua oficial dos três municípios especiais da Holanda caribenha; O inglês é uma língua regional reconhecida em Sint Eustatius e Saba; Papiamento é uma língua regional reconhecida em Bonaire.

Religiões: Católico Romano 23,6%, Protestante 14,9% (inclui Reformados Holandeses 6,4%, Igreja Protestante da Holanda 5,6%, Calvinista 2,9%), Muçulmano 5,1%, outros 5,6% (incluindo Hindu, Budista, Judeu), nenhum 50,7% (2017 est .).

Urbanização: População urbana: 92,2% da população total (2020).
Taxa de urbanização: taxa de mudança anual de 0,74% (est. 2015-20).

Principais áreas urbanas População: 1,149 milhões de Amsterdão (capital), 1,010 milhões de Rotterdam (2020).

Expectativa de vida no nascimento: População total: 81,95 anos.
Masculino: 79,72 anos.
Feminino: 84,3 anos (2021 est.).

CURIOSIDADES

1. O nome oficial do país é Reino dos Países Baixos. Holanda é uma região dos Países Baixos que inclui as principais cidades, como Amsterdão, Roterdão e Haia, sendo dividida em duas províncias, Holanda do Sul e Holanda do Norte.

2. A Holanda é o país com a maior densidade habitacional da Europa, com 487 habitantes por quilómetro quadrado.

3. O ponto mais alto da Holanda, Vaalserberg, está a apenas 323 metros acima do nível do mar. O aeroporto do Schiphol está a 4,5 metros do nível do mar.

4. Acerca de 40% do território holandês fica abaixo do nível do mar.

5. A Holanda é considerada o país do kickboxing, ou luta full contact, tendo diversos nomes entre os melhores lutadores do mundo, como Ramon Dekkers, Bas Rutten e Semmy Schilt.

6. Ao contrário do que acontece na maioria dos países, na Holanda é comum que as mulheres deem à luz em casa. A Cerca de 30% dos bebés holandeses nascem dessa forma.

7. De acordo com a organização The Brewers of Europe, a Holanda é o país europeu que exporta a maior proporção da sua produção de cerveja, chegando a aproximadamente 50%.

8. Austrália e Nova Zelândia foram descobertas pelos holandeses em 1606 e 1642, respetivamente. A Austrália recebeu inicialmente o nome de Nova Holanda, e a Nova Zelândia foi batizada em homenagem à província holandesa de Zeeland

9. O mais antigo registo de um telescópio para uso profissional é da Holanda, em 1608. O desenvolvimento do telescópio refratário é creditado a três holandeses: Hans Lippershey, Zacharias Janssen e Jacob Metius de Alkmaar.

10. O lendário Johan Cruyff, morto em 2016, considerado o maior jogador de futebol da Europa, se tornou o primeiro atleta a receber a Bola de Ouro da Fifa três vezes, em 1971, 1973 e 1974.

11. Há mais bicicletas do que habitantes na Holanda. São mais de 18 milhões de bicicletas para 16,8 milhões de pessoas.

12. Ainda existem mais de mil moinhos de vento tradicionais em uso na Holanda. Dezanove deles podem ser vistos em Kinderdjik, património mundial da Unesco.

13. Os holandeses são os maiores consumidores de alcaçuz do mundo. Eles comem 32 toneladas do doce por ano.

14. A Holanda é o lar de grandes pintores de todos os tempos, incluindo Rembrandt e Van Gogh. Existem pelo menos 22 pinturas de Rembrandt e 206 de Van Gogh somente na cidade de Amsterdão.

15. A Holanda é o maior exportador de bacon e presunto do mundo, com mais de 128 mil toneladas, ou 25% do total mundial.

16. A Holanda é vista com um dos países mais abertos do mundo. Em 2001, foi o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

17. A KLM, empresa aérea nacional da Holanda, foi fundada em 1919 e é a mais antiga companhia aérea a continuar operando com seu nome original.

18. Depois dos escandinavos, os holandeses são os maiores consumidores de café do mundo. Cada pessoa bebe, em média, 140 litros de café por ano, o que dá mais de três chávenas por dia.

19. A cidade de Amsterdão foi totalmente construída sobre pilares de madeira com onze metros de profundidade, já que o solo da região consiste de espessas camadas de argila e terreno alagado de água estagnada.

20. Mais de 75% da produção mundial de bulbos de flores vem da Holanda.

Holanda