O MERCADO DOS PAÍSES BAIXOS 2021

PARTE 5 - CONCLUSÕES DO ESTUDO

Amsterdão, NL
6:24 am, August 30, 2025
15°
Wind: 20 Km/h
Pressure: 1002 mb
Visibility: 10 km

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

1. Sendo o 6º mercado que mais visita os Açores, a Holanda – ou Países Baixos – assume-se como um dos principais mercados emissores de turistas para o arquipélago e dada a tendência de crescimento que se registou no período pré-Covid, é também um dos mercados com maior potencial em termos de interesse proativo e futura visitação do território apesar de Portugal não figurar entre os destinos preferidos atuais dos holandeses, figurando no 14º lugar.

2. A partir do mercado holandês são maioritariamente as famílias com filhos e os casais que tendem a fazer viagens internacionais, seguidos de grupos de amigos sem filhos, viagens a solo e famílias sem filhos. Na Holanda são raras as viagens em grupos organizados. São também raras as viagens internacionais de duração inferiores a 5 dias e superiores a um mês, sendo entre uma semana e um mês, que se concentram a grande maioria das viagens. As maiores cidades Amsterdão, Eindhoven, Haia, Roterdão e Utreque são as que mais pesquisas proativas sobre destinos turísticos internacionais fazem, sendo a Alemanha, França e Espanha os países mais pesquisados e também os mais visitados.

3. Nos Países Baixos – em que as pesquisas em motores de busca, os conselhos de família e amigos e os websites de marcação de viagens constituem as principais fontes de inspiração, sendo estes últimos em conjunto com os websites de hotéis e companhias aéreas os mais utilizados para a marcação de férias, encontramos um padrão de pesquisas online interessantes onde tópicos como campismo, praias, esquiar e caminhadas ocupam os lugares cimeiros e maravilhas naturais está entre os temas com maior crescimento. No que toca às motivações para viajar, os holandeses destacam a oferta de Sol e Praia e de Natureza e aventura como principais atividades motivadoras para as suas férias.

4. Através dos dados Digital Demand – D2©, conseguimos perceber que as pesquisas online por destinos turísticos estrangeiros por parte dos holandeses têm dois grandes picos, em Janeiro e em Julho. Quanto às viagens efetivas ao exterior dos Países Baixos, há uma tendência de subida nos meses de Primavera e Verão, sendo Agosto o mês em que mais viagens a partir deste mercado se registam, algo que deve ser confirmado no ano de 2021, em que a grande maioria dos viajantes frequentes holandeses afirma querer viajar entre Junho e Agosto. Sabendo que os holandeses têm um perfil muito orientado para as pesquisas em motores de busca, percebemos que há uma tendência para pesquisar os destinos com muita antecedência, sendo depois feito um follow up de pesquisas mais específicas antes da partida para o destino. Em termos de planeamento de ações promocionais para este mercado, os dados da sazonalidade podem também ser contrastado com a informação sobre feriados e férias escolares disponíveis neste estudo, quer no software online, quer nos relatórios.

5. Com quase 40% dos entrevistados (viajantes frequentes dos Países Baixos) a afirmar que a pandemia teve um impacto nocivo nos seus rendimentos ou estado de emprego, não é surpresa que pouco menos de um terço dos viajantes habituais afirmassem que não estariam dispostos a viajar em 2021, sendo, no entanto, a preocupação com a Pandemia mais utilizada como justificação do que as questões financeiras. Mesmo assim, entre os que querem viajar há um grupo muito significativo que afirma que o fará independentemente da situação pandémica. Para os turistas holandeses há uma clara preocupação com equipamentos de saúde de qualidade nos destinos que visitarão em 2021, o acesso à natureza e a locais não massificados bem como a oportunidade de causar um impacto social positivo nos destinos que visitem. Para aceder aos números da pandemia nos Países Baixos, foram colocadas tabelas dinâmicas (figura 28) na versão online deste estudo.

6. 42% dos Holandeses afirma nunca ter ouvido falar nos Açores. Este é um número bastante elevado para um país europeu e revela a necessidade de acima de tudo educar este mercado para a localização, oferta e produtos-chave da Região dos Açores. No entanto – entre os que afirmam conhecer, os Açores gozam de uma avaliação positiva, sendo mesmo mais bem avaliados em termos de Clima e Sustentabilidade do que Portugal como um todo.

7. O desconhecimento e a avaliação positiva em termos de clima podem justificar que a maior associação feita pelos turistas holandeses com os Açores seja o de Sol e Praia. Estes temas são, no entanto, seguidos por Natureza e Aventura e Atividades Náuticas, dois ativos importantes açorianos seguidos de perto por História e Cultura e Whale Watching. Este foi um dos mercados – entre todos os principais mercados-alvo açorianos – que mais resiste à mensagem e ao apelo dos Açores com 19% dos entrevistados a afirmar que visitar o arquipélago não está entre as suas prioridades, sendo que uma percentagem semelhante afirma não estar disponível para fazer escalas numa potencial visita aos açores.

8. Como se verifica em grande parte dos mercados-alvo dos Açores, os preços praticados nos Países Baixos e nos seus principais destinos de férias (como a Alemanha) é muito mais elevado que a oferta açoriana. Isto significa que há uma clara vantagem para um turista que decida visitar os Açores em relação aos seus destinos habituais. Esta diferença de custos pode levar um turista holandês a preferir os Açores ou mesmo a perlongar a sua estadia. Quanto ao que estariam dispostos a pagar pelas passagens de avião, praticamente 30% da amostra afirmou que pagaria até 200€, sendo que 70% apontou para valores mais realistas, com 8% a afirmar que estaria disposto a pagar mais de 501€ pela viagem.

9. Os Açores são uma das regiões de Portugal que menos visitas por parte dos Países Baixo recebe, ficando apenas à frente do Alentejo. Este é um mercado – potencialmente devido ao apelo climático – que se foca de forma quase exclusiva no Algarve, em Lisboa e na Madeira. No entanto os holandeses apresentam rácios bastante elevados, significando que há espaço para crescer. As pesquisas por Observação de Cetáceos, Caminhadas e Surf sobre os Açores são substanciais, sendo estes alguns dos principais temas-chave para atrair o turista dos Países Baixos.

10. Os domínios “visitazores” e “visitportugal” estão entre os maiores contribuidores de conteúdos para os holandeses que pesquisam os Açores num contexto turístico, sendo que contribuidores como “azoren”, “picotours”, “azoren-online”, “azoren-blog”, “saudadesdeportugal”, “de-azoren”, “theportugalnews” e “azoresgetaways”, assumem algum protagonismo na página principal, imagens e vídeos que aparecem nos motores de busca. Esta diversidade de plataformas é muito positiva, permitindo ao turista encontrar múltiplas fontes de informação, no entanto, esta diversidade exige uma monitorização atenta por parte das entidades responsáveis pela promoção do território para assegurar o tom positivo, atualizado e alinhado com os conceitos e os objetivos estratégicos do Turismo dos Açores.

Holanda